Atividade

formacao.jpg

 

PRÓXIMA TURMA MARÇO-2018

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

 

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e estudantes do 5º ano de Psicologia (9º e 10º Períodos) 

É necessário fazer uma entrevista de seleção que deve ser agendada

por telefone (21) 2205-9021 ou email contato@gestaltemfigura.com.br

 

HORÁRIO

Aulas em encontros mensais, um sábado por mês das 8h às 19h, e um encontro semestral com duração de um fim de semana (sábado e domingo) – duração total do curso 36 meses.

A partir do segundo ano de curso o aluno deve disponibilizar no mínimo duas horas semanais para estágio na clínica social da instituição. Os alunos residentes em outras cidades podem realizar o estágio em sua cidade de origem.

 

METODOLOGIA

O curso constitui-se de diversas atividades: aulas teóricas, seminários com profissionais convidados, workshops terapêuticos, estágio supervisionado em clínica social do instituto, vivências, atividades práticas em grupo, orientação de monografia de conclusão e desenvolvimento de pesquisa na área clínica.

Os alunos também tem oportunidade de apresentar seus trabalhos regularmente em atividades abertas ao público em geral, organizadas por nossa instituição.  Oferecemos  aos alunos de nossa formação um estágio remunerado e  Módulos Especiais Opcionais com professores visitantes.

 

COORDENAÇÃO   

Graça Gouvêa, CRP 05-13042 Psicóloga (UERJ\1987) Gestalt-terapeuta (Vita Clínica\1988). Mestre em Psicologia Social (UERJ\ 2008). Especialização em Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (USP\ 2002). Especialização em Psicologia Médica (FCM\ UERJ\ 1998). Sócia fundadora, professora formadora, supervisora e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003.

Hugo Elídio Rodrigues, CRP 05-21207 Psicólogo formado pela UERJ. Mestre em Psicologia Social - UERJ. Gestalt-terapeuta. Atuando  em consultório particular atendendo  a adultos, casais e grupos. Professor Universitário (UERJ 2006/2009). Autor do livro “Introdução à Gestalt-terapia” (Editora Vozes, 2000). Sócio fundador, professor formador, supervisor e diretor do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003.

OBJETIVO

O curso destina-se ao treinamento profissional e capacitação de psicólogos, habilitando-os a atuar na área clínica sob a orientação da Gestalt-terapia com adultos, crianças e adolescentes.

BOLSA DE ESTUDOS

Nosso instituto oferece a cada nova turma bolsas de estudos para desconto na mensalidade. Os alunos interessados devem passar por uma avaliação psicossocial e uma prova escrita com matéria de psicologia.

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandra C. Tsallis, CRP 05-23496. Psicóloga. Pós-Doutorado em Psicologia na UFRJ. Doutora em Psicologia Social (UERJ em associação com a Ecole des Mines/Paris). Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ. Chefe do Serviço de Psicologia Aplicada (UERJ). 

Alexandre Marques Cabral , Filósofo e Teólogo, mestrado em Filosofia pela UFRJ (IFCS) e doutorado em Filosofia pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ. Professor de Filosofia do Colégio Pedro II e do IFEN. Autor de A mãe das verdades: a originalidade e originariedade do conceito de verdade em Heidegger (Maanain/Adinvest), Heidegger e a destruição da ética (Editora UFRJ/Mauad), Jonas Rezende: o Poeta da Fé (Mauad), Ontologia da violência: o enigma da cruldade (Mauad) e A redenção de Deus: sobre o Diabo e a Inocência (Via Verita), além de artigos publicados em revistas especializadas.

Haroldo Machado, CRM 5265583-0 Médico Psiquiatra (UFRJ).  Residência em Psiquiatria pelo Ministério da Saúde. Mestre em Medicina Social pela UERJ. Atuação em consultório privado desde 1999. Psiquiatra do Hospital da Polícia Civil/ Secretaria Estadual de Saúde desde 2001. Perito em Psiquiatria Décima Primeira Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro desde 2007.

Izabela Guedes, CRP 05-24403 Psicóloga (UGF/1994), Gestalt-terapeuta (IPGF/2009), Terapeuta Sistêmica de Casal e de Família (IPUB/UFRJ/2011), em formação em Constelação Familiar (IGSP/previsão 2014). Supervisora clínica. Coordenadora das atividades da área de Psicoterapia de Família do IPGF.

Bianca Lopes, CRP 05-34078, Psicóloga (UFRJ), Gestalt-terapeuta (IPGF/2009) e Formação em Prática Psicomotora Aucouturier (NECTAR). Pós-graduada em Educação e Reeducação psicomotora (UERJ).  Atuou no Programa Saúde e Brincar (IFF/Fiocruz) e no Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC- IFF/Fiocruz), com projetos que uniam o potencial terapêutico do brincar, cuidado a infância e inclusão. Hoje atua em consultório particular com crianças, adolescentes e adultos.

Inscrição